Connect with us

Regional

Projeto de alimentação saudável “Os Super Saudáveis” para alunos do 4.º ano

GACS

Publicado

|

FOTO: GACS

O Governo dos Açores, em parceria com a Liga Portuguesa contra o Cancro, iniciou hoje a implementação de um novo projeto de promoção da alimentação saudável, dirigido aos alunos do 4.º ano de escolaridade.




“Entendemos que ‘Os Super Saudáveis’ seria um projeto fundamental e o Governo Regional, através das direções regionais da Educação e da Saúde, achou que deveria implementar o projeto nas escolas do 1.º Ciclo às turmas do 4.º ano”, afirmou o Secretário Regional da Saúde.

A apresentação do programa decorreu na Escola Básica Integrada da Praia da Vitória e contou com a presença dos secretários regionais da Educação, Avelino Meneses, e da Saúde, Rui Luís, da representante da Liga Portuguesa contra o Cancro.

Rui Luís revelou que, após uma fase piloto na Escola Básica e Integrada da Carreirinha, em Angra do Heroísmo, foi decidido implementar este projeto a nível regional.

O projeto ‘Os Super Saudáveis’ foi testado no ano letivo de 2017/2018 em três turmas e é uma das medidas integradas no Programa Regional para a Promoção da Alimentação Saudável.

“Vamos, durante o ano de 2019, fazer um esforço conjunto para que consigamos atingir os cerca de 2.400 alunos que estão no 4.º ano de escolaridade “, referiu o titular da pasta da Saúde.

O projeto, que resulta de uma iniciativa da Liga Portuguesa contra o Cancro, parte do conceito de “jogo em formato de cartas colecionáveis” que se desenrola ao longo de cinco semanas, em que os alunos aprendem práticas de alimentação saudável com os colegas, pais e professores.

Durante as cinco semanas de duração do projeto são dadas às crianças cartas colecionáveis para que possam jogar entre si, correspondendo aos alimentos que as crianças irão ingerir nesse dia no almoço da escola e o que terão que ingerir até ao final da semana na refeição do lanche.

“Esta ação enquadra-se na estratégia que temos vindo a desenvolver, que é trabalhar na prevenção e na promoção de hábitos de vida saudáveis, e isso faz-se com educação, para que, no futuro. as pessoas sejam efetivamente mais saudáveis”, frisou Rui Luís.

Por seu lado, o Secretário Regional da Educação e Cultura realçou a “importância” deste projeto de âmbito escolar, porque a escola “tem de ser um local de aprendizagem total”.

Nesta matéria é também importante que os alunos que agora frequentam a escola aprendam a “comer melhor”, mas também que eles sejam “professores” junto das suas famílias, considerou Avelino Meneses.

O projeto ‘Os Super Saudáveis’, apresentado no Dia Mundial do Combate à Obesidade, pretende fomentar hábitos alimentares mais saudáveis, apostar na diversificação alimentar e incentivar e capacitar os pais para escolhas alimentares mais adequadas.

Regional

Detenção de abusador sexual em Santa Maria – PJ

Publicado

|

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Ponta Delgada, identificou e deteve um indivíduo do sexo masculino, pela presumível prática do crime de abuso sexual de criança, na sua forma agravada, de que foi vítima uma menina de 4 anos de idade.

Os abusos ocorreram no passado mês de setembro, na ilha de Santa Maria, num contexto de proximidade familiar.

O suspeito aproveitou o facto de ter ficado com a guarda da criança, por escassos dias, para a molestar sexualmente.

O detido, com 49 anos de idade, funcionário autárquico, foi presente a primeiro interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida coativa de prisão preventiva.

Continuar a Ler

Cultura / Eventos

Conversa literária na Caloura assinala 270 anos da chegada dos Açorianos a Santa Catarina

GACS

Publicado

|

Por

O Governo dos Açores promove sábado, 20 de outubro, pelas 18H00, no Centro Cultural da Caloura, em São Miguel, a realização da iniciativa ‘Conversa à volta das letras’, subordinada ao tema ‘Açores e Santa Catarina: aproximações literárias’.

Esta ‘conversa’ sobre a literatura de expressão açoriana e a influência dos Açores na produção literária santa catarinense conta com a presença do Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas, Rui Bettencourt, e tem como oradores os escritores e professores universitários Lélia Nunes, de Santa Catarina, no Brasil, e do açoriano Vamberto Freitas, estando a moderação a cargo de Aníbal Pires.

O programa do evento inclui ainda um momento musical com Ricardo Melo, músico açoriano e professor de Educação Musical, que tem contribuído para o estudo, difusão e gosto pela Viola da Terra.

Esta iniciativa, de entrada livre e aberta a todos os interessados, integra as comemorações do 270.º aniversário da presença açoriana em Santa Catarina e insere-se nas atividades no âmbito do Ano Europeu do Património Cultural 2018.

O ano de 2018 foi declarado ‘Ano dos Açores’ em Florianópolis, reconhecendo o contributo da presença açoriana e do seu legado cultural para o desenvolvimento desta cidade e do Estado de Santa Catarina, onde a 22 de fevereiro de 1748 desembarcaram os primeiros Açorianos que emigraram para este Estado do sul do Brasil.

Após 270 anos, as marcas da presença açoriana no património material e imaterial são bem visíveis, nomeadamente na literatura, bem como a dinâmica de várias organizações que desenvolvem diversas iniciativas em prol da Açorianidade em Santa Catarina.

Continuar a Ler

Regional

Vasco Cordeiro reeleito Presidente de organização que representa 150 regiões europeias

GACS

Publicado

|

Por

Foto: GACS

O Presidente do Governo dos Açores foi reeleito, por unanimidade e aclamação, para um terceiro mandato como Presidente da Conferência das Regiões Periféricas e Marítimas da Europa (CRPM), organização que representa cerca de 150 regiões europeias, congregando um total de 200 milhões de habitantes.

A reeleição de Vasco Cordeiro para um novo mandato de dois anos decorreu esta quinta-feira, no Funchal, no órgão de direção política da CRPM, que reúne um representante por Estado, no âmbito da 46.ª Assembleia Geral desta organização.

O Presidente do Governo dos Açores assumiu pela primeira vez a presidência da CRPM em 2014, na cidade sueca de Umeå, tendo sido reeleito, por unanimidade, em 2016, na Assembleia-Geral que decorreu em Ponta Delgada.

Com esta reeleição foram também indicados os novos Vice-Presidentes da CRPM que acompanharão Vasco Cordeiro na execução do seu terceiro mandato, oriundos de regiões da Noruega, Grécia, Suécia, Holanda, Itália e Roménia, assim como foi definida a nova composição do órgão de direção política da organização.

Na proposta eleitoral que apresentou às cerca de 150 regiões que compõem a CRPM, Vasco Cordeiro comprometeu-se com a “defesa intransigente dos interesses das regiões periféricas e marítimas da Europa e dos princípios inspiradores da ação conjunta, como contributo para uma ação europeia que respeite a subsidiariedade e a proporcionalidade, bem como a governação multinível e o poder regional”.

A CRPM tem por missão a defesa dos interesses dos seus membros junto de instituições nacionais e europeias, através da promoção da coesão económica, social e territorial e do poder regional na Europa, bem como do reforço da dimensão periférica e marítima da Europa.

Nesse sentido, a CRPM tem desenvolvido um amplo trabalho de desenvolvimento de políticas e influência junto das instituições comunitárias, com particular incidência para as Políticas de Coesão, Política Marítima Integrada, Política de Transportes e Estratégias Macro-Regionais.

Continuar a Ler

+ Populares