Connect with us

Cultura / Eventos

Programa de Outubro: Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas

GACS

Publicado

|

A Direção Regional da Cultura, através do Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, na Ribeira Grande, promove em outubro a realização de diversas exposições, residências artísticas, um concerto e atividades do Serviço Educativo.



Durante este mês podem ser visitados no Centro de Artes Contemporâneas três projetos expositivos e uma peça de arquitetura escultórica, instalada no pátio central.

O 1.º Ciclo Expositivo do projeto “Geometria Sónica”, que apresenta obras de Manon Harrois, Sara Bichão, Laetitia Morais e Francisco Janes, bem como uma seleção de imagens do Arquivo Audiovisual da RTP, pode ser visitado até 21 de outubro.

Na sala do Serviço Educativo, está patente a exposição “Serviço Educativo 2015 – 2018”, que apresenta ao público uma seleção de trabalhos criados e produzidos no âmbito dos vários projetos desenvolvidos por este serviço.

Por seu turno, a exposição de fotografia “Os Refugiantes”, de Rui Caria, em parceria com a Associação de Fotógrafos Amadores dos Açores, está patente até 28 de outubro.

No âmbito do “Geometria Sónica”, projeto em parceria com a RTP, que conta com a curadoria de Nuno Faria e Nicolau Tudela, o Arquipélago recebe, entre 14 e 26 de outubro, a Residência Artística de Mike Cooter e Tomás Cunha Ferreira.

Estes dois artistas integram, conjuntamente com Miguel Leal e Pedro Tudela, o 2.º Ciclo Expositivo do “Geometria Sónica”, que será inaugurado a 27 de outubro, pelas 18h30.

Durante o mês de outubro pode ainda ser visitado no pátio central do Arquipélago, o projeto “Landmark”, resultado da residência artística do arquiteto Joaquim Oliveira, promovida pela Direção Regional da Cultura sob o tema “O Património como fonte de inspiração”, no âmbito do Ano Europeu do Património Cultural.

A programação deste mês no Arquipélago integra ainda outras duas residências artísticas, a dos “Terra Batida”, que decorre até sexta-feira, dia 12, e que culmina nesse dia com um concerto/apresentação do álbum “Valver”, na Blackbox, pelas 21h30.

No final do mês, o Arquipélago recebe a Residência Artística de Idaira del Castillo, artista canária selecionada no âmbito do protocolo assinado entre a Direção Regional da Cultura, através do Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, e o Centro de Arte La Regenta, das Canárias, que proporciona o intercâmbio de artistas dos dois arquipélagos da Macaronésia.

No âmbito da iniciativa “Último domingo de cada mês”, o Serviço Educativo promove, a 28 de outubro, a visita-oficina “Desenho – Da ilusão ao imaginário”, onde se pretendem explorar diferentes formas e modos de desenhar, destinada a jovens maiores de 12 anos.

Até 21 de outubro, continuam disponíveis, mediante marcação prévia, as visitas-oficina denominadas “O Sol é redondo?”, para crianças dos 2 aos 6 anos, “Vamos filmar!”, dirigida a crianças dos 6 aos 12 anos, e “Desenho – Da ilusão ao imaginário” – para maiores de 12 anos.

As inscrições para estas e outras atividades do Serviço Educativo devem ser feitas através do formulário disponível no sítio do Arquipélago na Internet, do email acacinfo@azores.gov.pt ou do telefone 296 270 130.

Encontra-se também disponível para consulta no sítio do Arquipélago na Internet o caderno-agenda de atividades do Serviço Educativo para 2018/2019.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço www.culturacores.azores.gov.pt.

Cultura / Eventos

Biblioteca Pública João José da Graça, na Horta, realiza oficina “Como Contar uma História”

Publicado

|

A Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, na Horta, promove, de 8 a 12 de julho, a realização da oficina “Como Contar uma História”.

Esta atividade, que se destina a crianças dos 6 aos 12 anos, decorre das 09h30 às 12h30, orientada pela formadora Paula Saraiva.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço www.culturacores.azores.gov.pt.

Continuar a Ler

Cultura / Eventos

Museu de Angra do Heroísmo promove concerto com o Quinteto de Carlos Alberto Moniz

Publicado

|

A Direção Regional da Cultura, através do Museu de Angra do Heroísmo e no âmbito das comemorações do 70.º aniversário da sua criação oficial e do 50.º aniversário da sua instalação no Edifício de São Francisco, promove sábado, 30 de março, a realização de um concerto intitulado “Canções de Abril”, com o Quinteto de Carlos Alberto Moniz.

O concerto, com entrada livre, terá lugar na Igreja de Nossa Senhora da Guia, a partir das 21h30, retomando temas imortalizados pela Revolução dos Cravos, como ‘Trova do tempo que passa’ ou ‘Canta, canta, amigo canta’, a par de composições originais de Carlos Alberto Moniz e José Jorge Letria.

Para além de Carlos Alberto Moniz, na voz e viola, estarão em palco Domingos Silva (piano), Edu Miranda (bandolim e guitarra), João Ferreira (percussão) e Pedro Santos (acordeão).

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço www.culturacores.azores.gov.pt.

Fonte: GACS

Continuar a Ler

Cultura / Eventos

Biblioteca Pública Luís da Silva Ribeiro, em Angra do Heroísmo, assinala Dia Nacional do Estudante

Publicado

|

A Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, em Angra do Heroísmo, associa-se sexta-feira, 22 de março, às comemorações do Dia Nacional do Estudante.

A programação prevista para essa data, pelas 11H00, que também visa divulgar o Serviço de Leitura e Empréstimo Domiciliário, passa pela utilização do ‘Mannequin Challenge’, que consiste na realização de um vídeo onde um grupo de pessoas fica imóvel, como um manequim, durante um certo período de tempo.

Esta é uma forma de promover a interação dos leitores, nomeadamente os estudantes, com as atividades da biblioteca e de lhes dar a conhecer a Sala de Leitura e Empréstimo Domiciliário.

O Dia Nacional do Estudante foi promulgado pela Assembleia da República em 1987 e comemora-se anualmente a 24 de março.

A celebração da data pretende relembrar as dificuldades e os obstáculos enfrentados pelos estudantes na década de 60, aquando da crise académica vivida em Portugal.

Para além de uma homenagem aos estudantes, esta comemoração relembra que a Educação constitui um direito constitucional no nosso país.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço www.culturacores.azores.gov.pt.

Continuar a Ler

+ Populares