Connect with us

Regional

Governo dos Açores incentiva cooperação entre entidades, afirma Ana Cunha

GACS

Publicado

|

Foto: GaCS/JF

O LREC – Laboratório Regional de Engenharia Civil e o NONAGON – Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel, assinaram hoje, em Ponta Delgada, um protocolo que visa promover e potenciar a realização de iniciativas que aprofundem a cooperação em áreas de interesse comum, nomeadamente a investigação e desenvolvimento tecnológico no domínio da Engenharia Civil e dos materiais endógenos do arquipélago.



Na cerimónia de assinatura deste protocolo, a Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas afirmou que, com mais esta iniciativa, “o Governo dos Açores continua a incentivar a ligação entre as mais diversas entidades, com vista à disponibilização de recursos e oferta de formação em vários setores de atividade, nomeadamente nas áreas ligadas à construção civil e às obras públicas”.

Ana Cunha frisou que a Associação NONAGON “assume, na sua visão e missão, o compromisso de facilitar o empreendedorismo e a inovação de base tecnológica, pelo que é um parceiro que consideramos valioso e preferencial na implementação desta estratégia de parcerias”.

“Com este protocolo, a NONAGON reforça o seu papel preponderante na preparação do futuro dos seus parceiros e utilizadores”, acrescentou.

A Secretária Regional salientou ainda que “o LREC tem por missão promover a investigação científica aplicada às especificidades regionais e ao desenvolvimento tecnológico no domínio da engenharia civil, bem como disponibilizar, a todas as entidades públicas e privadas que o solicitem, um conjunto de serviços de natureza laboratorial e de controlo da qualidade, com a garantia de idoneidade e de isenção”.

Recentemente tem sido estabelecida a cooperação entre o LREC e outras entidades, como o Laboratório Regional de Engenharia Civil da Madeira e a Associação Passivhaus Portugal, entre outras.

“O Governo dos Açores valoriza muito o estabelecimento destas novas formas de cooperação, numa perspetiva de enriquecimento recíproco, nomeadamente nos domínios da investigação técnica e científica, na realização de seminários, de workshops, de congressos, na realização de cursos de formação específicos, e outras ações que se considerem relevantes”, frisou a Secretária Regional.

Para Ana Cunha, “a divulgação e disseminação do conhecimento científico e tecnológico é uma necessidade da sociedade atual, partilhada pelo Governo dos Açores, e que, face à localização geográfica do arquipélago se torna ainda mais imperiosa”.

A Secretária Regional adiantou ainda que será apresentada em breve a Plataforma de Indústria Criativa dos Açores, que visa “envolver diversos intervenientes com competências ao nível do design industrial, design de produto, design conceptual, engenharia de materiais, entre outros, e aplicar os conhecimentos destas áreas no desenvolvimento de novos produtos a partir de materiais endógenos dos Açores”.

Esta plataforma, salientou Ana Cunha, pretende “levar a que esses novos produtos e materiais sejam utilizados no setor da construção, da reabilitação, sobretudo, mas não exclusivamente, em unidades turísticas de diferentes tipologias, gerando mais rendimento para a fileira dos materiais de construção, ao mesmo tempo que se cria uma diferenciação única para a oferta dos Açores e acrescenta valor a esta área de atividade económica, que tem conhecido um crescimento exponencial na Região”.

“Importa, por isso, continuar o esforço de qualificação e de diferenciação, estando o Governo disponível para, em conjunto com as entidades que assim o entendam, continuar a colaborar e a desenvolver atividades e parcerias”, assegurou Ana Cunha.

Regional

Chuva forte provocou derrocada em São Jorge e inundações na Terceira

GACS

Publicado

|

Por

Foto: Ildeberto Rocha / Rádio Voz dos Açores

A chuva forte que caiu esta madrugada no Grupo Central dos Açores, nomeadamente em São Jorge e na Terceira, provocou uma derrocada de dimensão considerável na Estrada Regional N.º 2 – 2.ª, de acesso ao Topo, em São Jorge.



Após receber o alerta, o Governo dos Açores, através da Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas, fez deslocar para o local os meios humanos e materiais necessários para a limpeza e desobstrução da estrada.

Nos trabalhos, que deverão prolongar-se durante todo o dia, estão envolvidos nove operacionais, dois camiões e uma retroescavadora.

O trânsito de e para o centro da freguesia está assegurado por vias alternativas, uma municipal e outra regional.

Na ilha Terceira, a chuva forte levou à interrupção da estrada regional em Santa Bárbara, causando ainda inundações em quatro habitações nesta freguesia e numa habitação nas Cinco Ribeiras, devido ao galgamento de ribeiras.

Também nestes casos, o Governo dos Açores fez deslocar para os locais afetados meios humanos e materiais para fazer face ao sucedido.

Continuar a Ler

Regional

Celebrity Silhouette hoje em Ponta Delgada com quatro mil visitantes

Publicado

|

Foto: Facebook Portos dos Açores, S.A. / André Cabral

O Terminal de Cruzeiros das Portas do Mar recebe hoje a segunda visita, em 2018, do navio de cruzeiros Celebrity Silhouette. Esta escala em Ponta Delgada resulta dos habituais itinerários de outono que ligam o Reino Unido aos arquipélagos Atlânticos. A presente viagem tem a duração de 15 dias e Ponta Delgada será a primeira de sete escalas programadas.



Com 2858 passageiros e 1238 tripulantes a bordo, o navio da conceituada Celebrity Cruises tem chegada prevista ao iníco da tarde desta quarta-feira, cerca das 13h00, e deve rumar ao Funchal quando foram 23 horas.

No próximo dia 10 de outubro, este paquete tem agendado nova escala na cidade micaelense, em mais um cruzeiro idêntico ao que agora protagoniza.

Fonte: Portos dos Açores, S.A.

Continuar a Ler

Regional

Votação do 1.º Orçamento Participativo dos Açores termina a 30 de setembro

GACS

Publicado

|

Por

O período de votação das 154 propostas finalistas do 1.º Orçamento Participativo dos Açores (OP Açores) termina a 30 de setembro, registando-se uma significativa adesão dos Açorianos a esta iniciativa do Governo Regional, tendo já votado cerca de 4.200 pessoas.



Por área temática, são 59 as propostas finalistas na área da Juventude, 40 no Turismo, 28 na Inclusão Social e 27 no Ambiente.

Por ilha, existem 34 propostas em votação na Terceira, 26 em São Miguel, 23 em São Jorge, 17 no Pico, 14 na Graciosa, 13 em Santa Maria, 12 nas Flores, 11 no Faial e quatro no Corvo.

Os interessados podem conhecer cada uma das propostas finalistas por ilha na página inicial do sítio do OP Açores na Internet, na área “Saber mais”, e na página do Facebook com o endereço https://www.facebook.com/OrcamentoParticipativoAcores/.

Para votar, basta aceder ao sítio do Orçamento Participativo dos Açores (https://op.azores.gov.pt), ou enviar um SMS para o número 3838 com as indicações “OPAZORES (espaço) Número da Proposta (espaço) Número de Identificação Civil”.

Em qualquer uma das formas de votação será necessário indicar todos os números e letras do Cartão de Cidadão ou todos os números do Bilhete de Identidade.

As propostas vencedoras são divulgadas em outubro.

Continuar a Ler

+ Populares