Connect with us

Regional

Governo dos Açores espera que normalidade regresse às escolas na segunda-feira

Agência Lusa

Publicado

|

O secretário regional da Educação dos Açores disse hoje estar convicto de que as aulas voltem à normalidade na segunda-feira, depois de o primeiro dia do ano letivo ter ficado marcado por plenários sindicais de professores.



“Estamos convencidos que a partir de segunda-feira teremos aulas em todas as escolas e os professores estarão nas suas escolas com o empenhamento de sempre e a saber fazer a distinção entre o que é a missão de ensinar e o que é a reivindicação de pretensões de caráter laboral”, adiantou Avelino Meneses, em declarações aos jornalistas.

O governante falava à margem de uma cerimónia que assinalou o arranque do ano letivo, na Escola Básica e Integrada Francisco Ferreira Drummond, em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira.

No primeiro dia de aulas nos Açores, intitulado como Dia do Pro-Sucesso, os pais são convidados a acompanhar os alunos à escola, para assistirem a várias atividades, mas em muitos estabelecimentos de ensino do arquipélago o evento foi adiado para segunda-feira, pelo facto de muitos dos professores estarem em plenários sindicais.

“Sabíamos que neste dia e a esta hora, em toda a região, estavam a decorrer plenários sindicais, sabemos também que estes plenários sindicais suscitam a presença de muitos professores, mas cumprimos aqui a nossa missão, com alunos, com professores, com funcionários, com encarregados de educação”, apontou Avelino Meneses.

O ano letivo anterior terminou com greves dos professores às avaliações e já está anunciada uma nova greve para 04 de outubro, em que os docentes voltam a reivindicar a recuperação total do tempo de serviço congelado.

Na cerimónia de arranque do novo ano letivo, o secretário regional da Educação destacou o Pro-Sucesso, programa de combate ao insucesso escolar, lançado há três anos, que disse estar a responder às expetativas.

“Desde o ano letivo transato que nós, no Pro-Sucesso, em todas as taxas de transição, atingimos já as metas que estavam programadas para 2020-2021, com quatro anos de antecedência”, frisou.

Um dos projetos do Pro-Sucesso é o Prof DA (professores especializados na deteção de dificuldades de aprendizagem), que já é aplicado em todas as ilhas, no 1.º e no 2.º ciclos, na área da matemática e, segundo Avelino Meneses, as “menções de suficiente e insuficiente têm diminuído a olhos vistos”, nesta disciplina.

“Claro que nos primeiros anos se recupera mais depressa, que há medida que se vai recuperando, o caminho vai sendo mais penoso, mas estamos com o mesmo entusiasmo”, salientou.

Os Açores registaram este ano uma quebra de cerca de 1.000 alunos, em comparação com o ano letivo anterior, uma diminuição que segundo o governante é semelhante a anos anteriores e expectável nos seguintes, tendo em conta a redução demográfica.

“A diminuição de alunos no ensino dito regular não é uma catástrofe, não é uma tragédia e no âmbito da Educação temos efetivamente muitos desafios pela frente”, salientou, alegando que cada vez mais será necessário “estabelecer um programa de formação ao longo da vida”.

Regional

Chuva forte provocou derrocada em São Jorge e inundações na Terceira

GACS

Publicado

|

Por

Foto: Ildeberto Rocha / Rádio Voz dos Açores

A chuva forte que caiu esta madrugada no Grupo Central dos Açores, nomeadamente em São Jorge e na Terceira, provocou uma derrocada de dimensão considerável na Estrada Regional N.º 2 – 2.ª, de acesso ao Topo, em São Jorge.



Após receber o alerta, o Governo dos Açores, através da Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas, fez deslocar para o local os meios humanos e materiais necessários para a limpeza e desobstrução da estrada.

Nos trabalhos, que deverão prolongar-se durante todo o dia, estão envolvidos nove operacionais, dois camiões e uma retroescavadora.

O trânsito de e para o centro da freguesia está assegurado por vias alternativas, uma municipal e outra regional.

Na ilha Terceira, a chuva forte levou à interrupção da estrada regional em Santa Bárbara, causando ainda inundações em quatro habitações nesta freguesia e numa habitação nas Cinco Ribeiras, devido ao galgamento de ribeiras.

Também nestes casos, o Governo dos Açores fez deslocar para os locais afetados meios humanos e materiais para fazer face ao sucedido.

Continuar a Ler

Regional

Celebrity Silhouette hoje em Ponta Delgada com quatro mil visitantes

Publicado

|

Foto: Facebook Portos dos Açores, S.A. / André Cabral

O Terminal de Cruzeiros das Portas do Mar recebe hoje a segunda visita, em 2018, do navio de cruzeiros Celebrity Silhouette. Esta escala em Ponta Delgada resulta dos habituais itinerários de outono que ligam o Reino Unido aos arquipélagos Atlânticos. A presente viagem tem a duração de 15 dias e Ponta Delgada será a primeira de sete escalas programadas.



Com 2858 passageiros e 1238 tripulantes a bordo, o navio da conceituada Celebrity Cruises tem chegada prevista ao iníco da tarde desta quarta-feira, cerca das 13h00, e deve rumar ao Funchal quando foram 23 horas.

No próximo dia 10 de outubro, este paquete tem agendado nova escala na cidade micaelense, em mais um cruzeiro idêntico ao que agora protagoniza.

Fonte: Portos dos Açores, S.A.

Continuar a Ler

Regional

Votação do 1.º Orçamento Participativo dos Açores termina a 30 de setembro

GACS

Publicado

|

Por

O período de votação das 154 propostas finalistas do 1.º Orçamento Participativo dos Açores (OP Açores) termina a 30 de setembro, registando-se uma significativa adesão dos Açorianos a esta iniciativa do Governo Regional, tendo já votado cerca de 4.200 pessoas.



Por área temática, são 59 as propostas finalistas na área da Juventude, 40 no Turismo, 28 na Inclusão Social e 27 no Ambiente.

Por ilha, existem 34 propostas em votação na Terceira, 26 em São Miguel, 23 em São Jorge, 17 no Pico, 14 na Graciosa, 13 em Santa Maria, 12 nas Flores, 11 no Faial e quatro no Corvo.

Os interessados podem conhecer cada uma das propostas finalistas por ilha na página inicial do sítio do OP Açores na Internet, na área “Saber mais”, e na página do Facebook com o endereço https://www.facebook.com/OrcamentoParticipativoAcores/.

Para votar, basta aceder ao sítio do Orçamento Participativo dos Açores (https://op.azores.gov.pt), ou enviar um SMS para o número 3838 com as indicações “OPAZORES (espaço) Número da Proposta (espaço) Número de Identificação Civil”.

Em qualquer uma das formas de votação será necessário indicar todos os números e letras do Cartão de Cidadão ou todos os números do Bilhete de Identidade.

As propostas vencedoras são divulgadas em outubro.

Continuar a Ler

+ Populares