Connect with us

Cultura / Eventos

Lagoa desenvolve workshop sobre comida vegetariana

Publicado

|

A Câmara Municipal de Lagoa, através do CEFAL– Centro de Educação Ambiental de Lagoa, e em conjunto com a Casa de Povo de Água de Pau, irá realizar, no dia 25 de agosto, às 10h00, um workshop sobre Comida Vegetariana ministrado por Gualter Rainha, Cozinha de Sentidos.

Gualter Rainha, de 32 anos e natural de Vila Franca do Campo, é o autor da Cozinha de Sentidos, um projeto de cozinha vegetariana, alternativo, moderno, com confeção de pratos saudáveis e cheios de sabor.

O principal objetivo deste workshop passa por proporcionar um contato direto com a alimentação vegetariana, através da elaboração e degustação de receitas saudáveis e económicas.

De salientar que a inscrição tem um custo de vinte euros, sendo que o número de participantes é limitado.
Todos os interessados deverão enviar um e-mail para Gabinete de Ambiente ambiente@lagoa-acores.pt ou mensagem privada para a pagina do Facebook: CEFAL – Centro de Educação Ambiental de Lagoa.

Fonte: CML

Cultura / Eventos

Biblioteca Pública Luís da Silva Ribeiro, em Angra do Heroísmo, promove Dia Aberto do Arquivo

GACS

Publicado

|

Por

A Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, em Angra do Heroísmo, promove quinta-feira, 18 de outubro, pelas 15h00, a realização de mais um “Dia Aberto do Arquivo”, desta vez subordinado ao tema da microfilmagem.

A iniciativa, que será orientada por Fátima Simão, é dirigida a todos os interessados, mas obriga a inscrição prévia, que deve ser feita através do telefone 295 401 000.

Fátima Simão possui licenciatura em Ciências da Informação e Documentação, com pós-graduação em Estudos de Património.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço www.culturacores.azores.gov.pt.

Continuar a Ler

Cultura / Eventos

Laboratório Regional de Enologia promove ação de sensibilização sobre análise dos vinhos

GACS

Publicado

|

Por

A Secretaria Regional da Agricultura e Florestas, através da Direção Regional da Agricultura e por intermédio do Laboratório Regional de Enologia, realiza sábado, 20 de outubro, em São Miguel, uma ação de sensibilização gratuita dedicada à análise dos vinhos em laboratório, no âmbito do evento “Wine in Azores 2018”.

A iniciativa, denominada “Porque se analisa o vinho no laboratório?”, pretende dar a conhecer, de forma simples e direta, aos produtores de vinho, futuros produtores e população em geral que ensaios analíticos são feitos no Laboratório Regional de Enologia, que tem sede na ilha do Pico.

A sessão, a cargo da enóloga Ana Romão, do Laboratório Regional de Enologia, irá também abordar as questões legais definidas nos regulamentos comunitários quanto às caraterísticas e parâmetros que devem ser analisados ao nível da produção de vinho.

Esta ação de sensibilização, inserida no plano anual de transmissão de conhecimento aos vitivinicultores e publico em geral, terá lugar na Associação Agrícola de São Miguel, em Santana, concelho da Ribeira Grande.

O Laboratório Regional de Enologia, que funciona desde 1993, tem atualmente acreditadas 15 análises, entre elas o teor alcoólico, o PH e a acidez volátil.

O “Wine in Azores 2018”, que decorre de 19 a 21 de outubro no pavilhão do Parque de Exposições de São Miguel, conta com a representação institucional de quatro entidades da Secretaria Regional da Agricultura e Florestas, nomeadamente o Laboratório Regional de Enologia, o Serviço de Desenvolvimento Agrário de São Miguel, a Direção Regional de Desenvolvimento Rural e a Comissão Vitivinícola Regional dos Açores (CVR).

Atualmente, os Açores possuem 38 marcas de vinho certificado, várias dezenas de produtores individuais, três zonas demarcadas, nomeadamente Biscoitos (ilha Terceira), Graciosa e Pico, e a Indicação Geográfica Protegida para vinhos de qualidade brancos e tintos.

Continuar a Ler

Cultura / Eventos

Açores associam-se às comemorações do Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja

GACS

Publicado

|

Por

Os Açores, através dos serviços externos da Direção Regional da Cultura, na tutela da Secretaria Regional da Educação e Cultura, associam-se às comemorações do Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja, que se celebra anualmente a 18 de outubro, Dia de S. Lucas, padroeiro dos artistas.

Este ano, em consonância com o Ano Europeu do Património Cultural, as comemorações deste dia serão subordinadas ao tema “Diálogos com a Arte Cristã” e incluem um vasto programa de atividades e iniciativas em diversas ilhas do arquipélago.

Os interessados podem consultar as iniciativas agendadas através do endereço eletrónico www.culturacores.azores.gov.pt.

O Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja é assinalado desde 2011 e visa promover a reflexão, o debate e a partilha do trabalho de âmbito cultural desenvolvido no contexto das dioceses portuguesas.

Continuar a Ler

+ Populares