Connect with us

Cultura / Eventos

Festival Santa Maria Blues destaca a ilha num contexto internacional de promoção

Publicado

|

Facebook / © 2018 Santa Maria Blues

O Diretor Regional frisou que “já são muitos os visitantes que procuram Santa Maria nesta época do ano, conciliando a experiência musical com os produtos estratégicos pelos quais esta ilha já é conhecida”.



“Importa destacar, por isso, produtos como o mergulho, que se tem posicionado como uma atração prioritária através dos ‘spots’ especiais para o mergulho com jamantas, bem como o geoturismo, por via dos fósseis marinhos únicos de que dispõe e que se constituem como um verdadeiro laboratório ao ar livre, com relevância internacional, conforme atestam estudos científicos recentes”, afirmou.

Nesse sentido, Filipe Macedo destacou o “conjunto de investimentos que o Governo dos Açores tem vindo a implementar ao longo dos últimos anos para valorizar, cada vez mais, estas potencialidades, como é exemplo a Rota dos Fósseis, a Grande Rota de Santa Maria, o circuito interpretativo da Pedreira do Campo e a Casa dos Fósseis, que evidenciam o que de mais particular tem esta ilha, enquanto elementos diferenciadores do que tem para oferecer”.

Para o Diretor Regional, esta valorização está perfeitamente alinhada com o Plano Estratégico de Marketing do Turismo dos Açores, que “definiu uma estratégia de produtos por ilha, numa perspetiva de desenvolver a oferta turística da Região como um todo, ao mesmo tempo que dinamiza o potencial de oferta das nove ilhas, dirigindo-o para segmentos de mercado específicos”.

Relativamente ao Festival Santa Maria Blues, Filipe Macedo salientou o trabalho da Associação Escravos da Cadeinha, destacando o “empenho de levar mais longe um evento que já conta, para Santa Maria, com a chancela de ‘Capital dos Blues em Portugal’, o que enaltece não só a ilha, como os Açores como um todo”.

“Verifica-se uma proximidade de todos os Marienses, que se voluntariam e fazem com que este evento se realize, sendo um exemplo de que o turismo dos Açores se baseia, sobretudo, nas pessoas e num trabalho com todos os agentes do setor, através de uma política em linha com os interesses de quem está no terreno nesta atividade”, afirmou.

Cultura / Eventos

Biblioteca Pública Luís da Silva Ribeiro, em Angra do Heroísmo, promove Dia Aberto do Arquivo

GACS

Publicado

|

Por

A Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, em Angra do Heroísmo, promove quinta-feira, 18 de outubro, pelas 15h00, a realização de mais um “Dia Aberto do Arquivo”, desta vez subordinado ao tema da microfilmagem.

A iniciativa, que será orientada por Fátima Simão, é dirigida a todos os interessados, mas obriga a inscrição prévia, que deve ser feita através do telefone 295 401 000.

Fátima Simão possui licenciatura em Ciências da Informação e Documentação, com pós-graduação em Estudos de Património.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço www.culturacores.azores.gov.pt.

Continuar a Ler

Cultura / Eventos

Laboratório Regional de Enologia promove ação de sensibilização sobre análise dos vinhos

GACS

Publicado

|

Por

A Secretaria Regional da Agricultura e Florestas, através da Direção Regional da Agricultura e por intermédio do Laboratório Regional de Enologia, realiza sábado, 20 de outubro, em São Miguel, uma ação de sensibilização gratuita dedicada à análise dos vinhos em laboratório, no âmbito do evento “Wine in Azores 2018”.

A iniciativa, denominada “Porque se analisa o vinho no laboratório?”, pretende dar a conhecer, de forma simples e direta, aos produtores de vinho, futuros produtores e população em geral que ensaios analíticos são feitos no Laboratório Regional de Enologia, que tem sede na ilha do Pico.

A sessão, a cargo da enóloga Ana Romão, do Laboratório Regional de Enologia, irá também abordar as questões legais definidas nos regulamentos comunitários quanto às caraterísticas e parâmetros que devem ser analisados ao nível da produção de vinho.

Esta ação de sensibilização, inserida no plano anual de transmissão de conhecimento aos vitivinicultores e publico em geral, terá lugar na Associação Agrícola de São Miguel, em Santana, concelho da Ribeira Grande.

O Laboratório Regional de Enologia, que funciona desde 1993, tem atualmente acreditadas 15 análises, entre elas o teor alcoólico, o PH e a acidez volátil.

O “Wine in Azores 2018”, que decorre de 19 a 21 de outubro no pavilhão do Parque de Exposições de São Miguel, conta com a representação institucional de quatro entidades da Secretaria Regional da Agricultura e Florestas, nomeadamente o Laboratório Regional de Enologia, o Serviço de Desenvolvimento Agrário de São Miguel, a Direção Regional de Desenvolvimento Rural e a Comissão Vitivinícola Regional dos Açores (CVR).

Atualmente, os Açores possuem 38 marcas de vinho certificado, várias dezenas de produtores individuais, três zonas demarcadas, nomeadamente Biscoitos (ilha Terceira), Graciosa e Pico, e a Indicação Geográfica Protegida para vinhos de qualidade brancos e tintos.

Continuar a Ler

Cultura / Eventos

Açores associam-se às comemorações do Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja

GACS

Publicado

|

Por

Os Açores, através dos serviços externos da Direção Regional da Cultura, na tutela da Secretaria Regional da Educação e Cultura, associam-se às comemorações do Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja, que se celebra anualmente a 18 de outubro, Dia de S. Lucas, padroeiro dos artistas.

Este ano, em consonância com o Ano Europeu do Património Cultural, as comemorações deste dia serão subordinadas ao tema “Diálogos com a Arte Cristã” e incluem um vasto programa de atividades e iniciativas em diversas ilhas do arquipélago.

Os interessados podem consultar as iniciativas agendadas através do endereço eletrónico www.culturacores.azores.gov.pt.

O Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja é assinalado desde 2011 e visa promover a reflexão, o debate e a partilha do trabalho de âmbito cultural desenvolvido no contexto das dioceses portuguesas.

Continuar a Ler

+ Populares