Connect with us

Nacional

Continente, Madeira e Açores com níveis muito elevados de exposição aos UV

Agência Lusa

Publicado

|

odas as regiões do continente, Madeira e Açores estão hoje em risco muito elevado e elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou em risco muito elevado os distritos de Portalegre, Guarda, Évora, Beja, Vila Real, Bragança, Braga, Viseu, Aveiro, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Santarém, Lisboa, Setúbal e Faro no continente, o arquipélago da Madeira e as ilhas das Flores, Faial, Terceira e São Miguel nos Açores.

Com níveis elevados estão apenas os distritos do Porto e Viana do Castelo.

Para as regiões com risco muito elevado e elevado, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre 1 e 2, em que o risco de exposição à radiação UV é baixo, 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extremo).

O IPMA prevê para hoje nas regiões do Norte e Centro do continente céu muito nublado, apresentando-se muito nublado no litoral até final da manhã, nebulosidade que poderá persistir em alguns locais da faixa costeira, tornando-se gradualmente pouco nublado a partir do meio da tarde.

A previsão aponta também para condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros, que poderão ser ocasionalmente de granizo e acompanhados de trovoada, nas regiões do interior, em especial nas zonas montanhosas e durante a tarde.

Está também previsto vento em geral fraco do quadrante oeste, soprando moderado, de noroeste no litoral a partir da tarde e de nordeste nas terras altas até meio da manhã e no final do dia, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e pequena descida da temperatura máxima nas regiões do interior.

Na região Sul prevê-se céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral oeste e interior do Alentejo até final da manhã, nebulosidade que poderá persistir em alguns locais da faixa costeira ocidental.

O IPMA prevê ainda vento em geral fraco do quadrante oeste, soprando moderado a partir da tarde, de noroeste no litoral oeste e de sudoeste na costa sul do Algarve e neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 15 graus Celsius (em Beja e em Portalegre) e os 19 (em Lisboa) e as máximas entre os 24 graus (no Porto) e os 32 (em Castelo Branco, Évora e Beja).

Para a Madeira prevê-se céu muito nublado, apresentando-se em geral pouco nublado nas vertentes sul da ilha, vento moderado do quadrante norte, soprando por vezes forte nas terras altas e no extremo leste e descida de temperatura nas terras altas.

No Funchal as temperaturas vão oscilar entre os 20 e os 25 graus Celsius.

O IPMA prevê para os grupos ocidental (Flores e Corvo) e central (Graciosa, São Jorge, Terceira, Pico e Faial) céu muito nublado com boas abertas, aguaceiros fracos durante a madrugada e início da manhã e vento do quadrante norte bonançoso.

Para o grupo oriental (S. Miguel e Santa Maria) prevê períodos de céu muito nublado com boas abertas, possibilidade de aguaceiros fracos em S. Miguel a partir da noite e vento nordeste bonançoso a moderado rodando para norte.

Em Santa Cruz das Flores, na Horta e Angra do Heroísmo as temperaturas vão variar entre os 19 e os 25 graus Celsius e em Ponta Delgada entre os 18 e os 25.

Nacional

85 detidos este fim de semana, quase metade por conduzirem com álcool

Agência Lusa

Publicado

|

A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve este fim de semana 85 pessoas em flagrante, 45 das quais por condução sob o efeito do álcool, revelou a corporação.

Em comunicado, a GNR adianta que, na sequência das operações que levou a cabo no sábado e domingo, foram ainda detidas 12 pessoas por conduzirem sem carta, 12 por tráfico de droga e duas por posse de arma proibida.

Nas operações foram apreendidas 858 doses de haxixe, 30 de cocaína, 12 doses de folhas de cannabis, uma arma de fogo e 16 armas brancas.

Na área do trânsito, a GNR detetou 1.285 infrações, das quais 529 por excesso de velocidade, 86 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei, 78 por falta de inspeção periódica obrigatória, 48 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou cadeirinha para crianças e 45 relacionadas com anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização.

Foram ainda detetadas 42 infrações por falta de seguro de responsabilidade civil, 39 relacionadas com tacógrafos e 27 por uso indevido do telemóvel durante a condução.

Continuar a Ler

Nacional

Neve impede circulação na Serra da Estrela

Agência Lusa

Publicado

|

As estradas de acesso ao maciço central da Serra da Estrela estão hoje encerradas ao trânsito devido à queda de neve, disse à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Castelo Branco.

De acordo com a fonte, às 09:55, encontravam-se encerrados os troços Piornos/Torre, Torre/Lagoa Comprida, Lagoa Comprida/Loriga, Lagoa Comprida/Cruzamento do Sabugueiro.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para hoje “períodos de céu muito nublado, apresentando-se geralmente muito nublado nas regiões Norte e Centro até final da manhã. Aguaceiros, em especial até meio da tarde, nas regiões Norte e Centro, e que serão de neve acima de 1.000/1.200 metros”.

Continuar a Ler

Nacional

GNR: Atividade operacional das últimas 12 horas

Publicado

|

A Guarda Nacional Republicana, para além da sua atividade operacional diária, levou a efeito um conjunto de operações, em todo o território nacional, entre as 20h00 de sexta-feira e as 08h00 de hoje, sábado, que visaram a prevenção e combate à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária, entre outras, registando-se os seguintes dados operacionais:

Detenções: 20 detidos em flagrante delito, destacando-se:

14 por condução sob o efeito do álcool;
Um por condução sem habilitação legal;
Um por tráfico de estupefacientes.

Apreensões:

20 doses de haxixe.

Trânsito:

Fiscalização: 473 infrações detetadas, destacando-se:

81 por excesso de velocidade;
41 por infrações relacionadas com tacógrafos;
31 por condução com Taxa de Álcool no Sangue superior ao permitido por lei;
27 por falta de inspeção periódica obrigatória;
20 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução;
Oito por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório.

Sinistralidade: 88 acidentes registados, destacando-se:

Um ferido grave;
38 feridos leves.

Fonte: GNR

Continuar a Ler

+ Populares