Connect with us

Mundo

Tailândia: Autoridades confirmam resgate de mais quatro rapazes hoje da gruta

Agência Lusa

Publicado

|

As autoridades tailandesas confirmaram hoje que foram retirados mais quatro rapazes da gruta na Tailândia, num momento em que foram suspensas as operações de resgate do grupo.

Citado pela AP, um oficial da marinha tailandesa confirmou que são oito o total de crianças resgatadas com vida da gruta.

As autoridades tailandesas têm recusado prestar informações aos jornalistas, mas várias testemunhas indicam que pelo menos quatro ambulâncias saíram hoje do perímetro de segurança em torno da zona de entrada na gruta.

Os rapazes saíram da gruta, numa operação urgente e perigosa, tiveram de mergulhar e atravessar diversas passagens apertadas e tortuosas da caverna.

Os jovens estão ainda a ser submetidos a diversos exames médicos no hospital e ainda não estão autorizados a entrar em contacto direto com a família. Devido ao perigo de infeções, só puderam ver os familiares através de uma divisória de vidro.

Cinco (quatro rapazes e o treinador) elementos da equipa de futebol Wild Boars permanecem encurralados na gruta Tham Luang, situada na província de Chiang Rai, no norte da Tailândia, junto à fronteira com Myanmar (antiga Birmânia) e o Laos.

Os rapazes e o treinador foram explorar a gruta depois de um jogo de futebol no dia 23 de junho.

Na altura, as inundações resultantes das monções bloquearam-lhes a saída e impediram que as equipas de resgate os encontrassem durante nove dias, uma vez que o acesso ao local só é possível via mergulho através de túneis escuros e estreitos, cheios de água turva e correntes fortes.

Continuar a Ler
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mundo

Porta-voz de Juncker confirma ataque de dor ciática

Publicado

|

A falta de equilíbrio do presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, numa das cerimónias da cimeira da NATO, foi explicada, sexta-feira, pelo seu porta-voz, como sendo conseqüência de um ataque de dor ciática.

“O presidente deseja agradecer, publicamente, aos primeiros-ministros Mark Rutte e António Costa pela sua ajuda”

                   Margaritis Schinas
                   Porta-voz, Comissão Europeia

Ele sofreu um ataque particularmente doloroso de ciática acompanhada de cãibras. O próprio presidente declarou, publicamente, que a ciática afeta sua capacidade de andar. Foi, infelizmente, o caso na noite de quarta-feira. O presidente deseja agradecer, publicamente, aos primeiros-ministros Mark Rutte e António Costa pela ajuda que lhe prestaram nesse momento doloroso“, disse Margaritis Schinas, na conferência de imprensa diária.



Alguns jornalistas comentaram que o presidente Juncker se mostrava sorridente nas imagens em causa e uma perguntou se ele se encontrava alcoolizado.

Penso que é de muito mau gosto que uma parte da imprensa tente fazer manchetes insultuosas ao explorar a dor do Presidente Juncker“, respondeu Schinas.

O porta-voz acrescentou que o chefe do executivo comunitário está a receber apoio médico e que tem tomado a medicação que lhe foi prescrita.

 

Continuar a Ler

Mundo

Icebergue ameaça aldeia na Gronelândia

Publicado

|

Um icebergue gigante obrigou à retirada de 170 pessoas de uma aldeia no oeste da Gronelândia



Com cerca de 100 metros de altura e 11 milhões de toneladas, o bloco de gelo pode partir-se e provocar um tsunami e inundações.

Os icebergues passam com frequência na região mas as autoridades locais afirmam que nunca viram um bloco de gelo tão grande e tão perto.

David Holland, Professor de Matemática na Universidade de Nova Iorque, alerta para a incapacidade dos cientistas para prever estes fenómenos.

O que vimos na Gronelândia é um fenómeno natural, um icebergue a partir-se. Nós, os cientistas, não conseguimos perceber o processo através do qual isto acontece. É como prever sismos. É um processo físico muito complexo que está na origem destas grandes estruturas que quebram.

O ano passado, quatro pessoas morreram e 11 ficaram feridas depois de um icebergue se ter partido e provocado uma onda gigante numa ilha da Gronelândia.

Fonte: euronews

Continuar a Ler

Desporto

Festa francesa e confrontos com a polícia em Paris

Publicado

|

Foto: Ludovic MARIN / AFP

Comemorações em Paris acabaram em confusão com a polícia



Após a vitória da França no Campeonato do Mundo, as comemorações em Paris acabaram em confusão com a polícia na famosa avenida Champs-Élysées, onde centenas de milhares de pessoas comemoraram a vitória francesa.

Segundo a agência AFP, cerca de trinta jovens, alguns encapuzados, assaltaram uma loja roubando garrafas de vinho e champanhe. Os assaltantes foram dispersados pela Avenida Marceau por fortes doses de gás lacrimogénio lançadas pela polícia.

Continuar a Ler

+ Populares