Connect with us

Mundo

Chuvas torrenciais no Japão matam 122 pessoas

Agência Lusa

Publicado

|

Mais de 120 pessoas morreram na sequência das chuvas torrenciais no Japão, as mais graves nos últimos 30 anos, segundo um novo balanço provisório do Governo hoje divulgado.

Na zona mais afetada, a oeste do arquipélago, continuam a ser feitas buscas na tentativa de encontrar as muitas dezenas de pessoas que estão desaparecidas.

Hoje o novo balanço oficial de mortos chegou a 122, na sequência das chuvas, inundações e aluimentos de terra.

A chuvas intensas registadas entre sexta-feira e domingo provocaram grandes inundações, deslizamentos de terra e outros danos, deixando isoladas muitas pessoas, que não puderam ou não quiseram abandonar as suas casas.

Hoje, cerca de 73.000 bombeiros, polícias e soldados percorreram as zonas mais afetadas.

Na manhã de hoje o porta-voz do governo, Yoshihide Suga, tinha dito que havia pelo menos 80 pessoas desaparecidas, quando o balanço de mortos era de 103.

“O número de desaparecidos continua a subir, sobretudo em Hiroshima, uma das zonas mais atingidas”, afirmou.

Mais de quatro milhões de habitantes receberam ordens para abandonarem as suas casas, instruções nem sempre respeitadas por, às vezes, ser já impossível ou demasiado perigoso seguir essas ordens.

A situação levou o primeiro-ministro, Shinzo Abe, a cancelar uma viagem à Europa e Médio Oriente.

Continuar a Ler
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mundo

Porta-voz de Juncker confirma ataque de dor ciática

Publicado

|

A falta de equilíbrio do presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, numa das cerimónias da cimeira da NATO, foi explicada, sexta-feira, pelo seu porta-voz, como sendo conseqüência de um ataque de dor ciática.

“O presidente deseja agradecer, publicamente, aos primeiros-ministros Mark Rutte e António Costa pela sua ajuda”

                   Margaritis Schinas
                   Porta-voz, Comissão Europeia

Ele sofreu um ataque particularmente doloroso de ciática acompanhada de cãibras. O próprio presidente declarou, publicamente, que a ciática afeta sua capacidade de andar. Foi, infelizmente, o caso na noite de quarta-feira. O presidente deseja agradecer, publicamente, aos primeiros-ministros Mark Rutte e António Costa pela ajuda que lhe prestaram nesse momento doloroso“, disse Margaritis Schinas, na conferência de imprensa diária.



Alguns jornalistas comentaram que o presidente Juncker se mostrava sorridente nas imagens em causa e uma perguntou se ele se encontrava alcoolizado.

Penso que é de muito mau gosto que uma parte da imprensa tente fazer manchetes insultuosas ao explorar a dor do Presidente Juncker“, respondeu Schinas.

O porta-voz acrescentou que o chefe do executivo comunitário está a receber apoio médico e que tem tomado a medicação que lhe foi prescrita.

 

Continuar a Ler

Mundo

Icebergue ameaça aldeia na Gronelândia

Publicado

|

Um icebergue gigante obrigou à retirada de 170 pessoas de uma aldeia no oeste da Gronelândia



Com cerca de 100 metros de altura e 11 milhões de toneladas, o bloco de gelo pode partir-se e provocar um tsunami e inundações.

Os icebergues passam com frequência na região mas as autoridades locais afirmam que nunca viram um bloco de gelo tão grande e tão perto.

David Holland, Professor de Matemática na Universidade de Nova Iorque, alerta para a incapacidade dos cientistas para prever estes fenómenos.

O que vimos na Gronelândia é um fenómeno natural, um icebergue a partir-se. Nós, os cientistas, não conseguimos perceber o processo através do qual isto acontece. É como prever sismos. É um processo físico muito complexo que está na origem destas grandes estruturas que quebram.

O ano passado, quatro pessoas morreram e 11 ficaram feridas depois de um icebergue se ter partido e provocado uma onda gigante numa ilha da Gronelândia.

Fonte: euronews

Continuar a Ler

Desporto

Festa francesa e confrontos com a polícia em Paris

Publicado

|

Foto: Ludovic MARIN / AFP

Comemorações em Paris acabaram em confusão com a polícia



Após a vitória da França no Campeonato do Mundo, as comemorações em Paris acabaram em confusão com a polícia na famosa avenida Champs-Élysées, onde centenas de milhares de pessoas comemoraram a vitória francesa.

Segundo a agência AFP, cerca de trinta jovens, alguns encapuzados, assaltaram uma loja roubando garrafas de vinho e champanhe. Os assaltantes foram dispersados pela Avenida Marceau por fortes doses de gás lacrimogénio lançadas pela polícia.

Continuar a Ler

+ Populares