Connect with us

Entrevistas

100 ANOS DEPOIS, A REINVENÇÃO DE MARCONI – ENTREVISTA

Publicado

|

105 FM 100 ANOS DEPOIS, A REINVENÇÃO DE MARCONI

 

Um século depois, os sobrinhos do inventor do primeiro sistema prático de telegrafia sem fios recordam as suas ideias num EP que é uma verdadeira homenagem dançável a Guglielmo Marconi. Nowhere Bay é o single de avanço de Marconi’s Chin.

Marconi’s Chin são Carlos Noronha, guitarra e voz, e Luís Barbosa, nas teclas e sintetizadores. O EP homónimo de estreia foi gravado nos estúdios Village Underground, em Lisboa, e masterizado por Nicolas Luis Secretin.

A homenagem ao inventor da comunicação wireless começa logo pela capa do EP. Nas palavras dos sobrinhos, “esta é uma fotografia mal revelada de Marconi, que foi encontrada no cruzeiro onde teve as primeiras ideias de comunicar sem fios, da mesma forma que a nossa experiência internacional, nos levou a investir na música”.

O EP preenche o espaço de 100 anos entre a vivência de Marconi e a criação da banda, numa viagem que resultou em 5 temas. Com Brother At Your Side, em 1918, dá-se o início desta jornada. O físico italiano embarcou no cruzeiro Golden Ace, onde conheceu a musa inspiradora LUE. Desembarcaram em Nowhere Bay onde partiram à descoberta de Camera One. Em 2018, Luís Barbosa e Carlos Noronha, primos em 5ª grau do ícone da física, recebem como herança o diário desta viagem. Este EP é a primeira demonstração das experiências musicais feitas pelos jovens, encarregues de continuar o legado do seu familiar Marconi.

Com um registo misto entre o pop-rock e a eletrónica, Marconi’s Chin criam ondas sonoras que se propagam numa vibração intensa, carregada de energia “O EP é resultado de uma mistura de vários géneros, tendo sempre como base as batidas eletrónicas e a procura de um som novo.”

Depois de várias experiências musicais na adolescência, Carlos e Luís foram viver para Barcelona e Paris, respetivamente. Amigos de infância, ambos acompanharam o seu crescimento como músicos. Quando regressam a Portugal em 2017 juntam-se para criar os Marconi’s Chin.

 

Entrevistas

28 ANOS DOS PASSOS PESADOS – ENTREVISTA TONI PIMENTEL

Publicado

|

PASSOS PESADOS ENTREVISTA TONI PIMENTEL

 

Os Passos Pesados são um dos símbolos da década de 90, muito fértil na música ‘made in’ Açores, e estão a ssinal os seus 28 anos de existência.

A 105 FM esteve à conversa com Toni Pimentel ,guitarrista, vocalista e compositor, é o líder dos “Passos Pesados”.

Não percas esta festa! Sábado dia 30 Março, na esplanada do Bar “TÃ GENTE” – Travessa do Aljube

Continuar a Ler

Entrevistas

ENTREVISTA HÉLIO JORGE VIEIRA

Publicado

|

ENTREVISTA Hélio Jorge Vieira

 

Hélio Jorge Vieira nasceu nos Açores, na ilha Terceira onde nasceu, vive e desenvolve há muitos anos a actividade de jornalista. Licenciado em História despertou para o gosto da cozinha e tem participado em diversos concursos neste âmbito. O que mais o desperta na culinária é a tradição dos pratos açorianos tradicionais e o que pode fazer-se em termos de inovação sem que se coloque em causa o genuíno do que é único. Por estes dias lançou um site https://cozinhaacoriana.pt e uma página no facebook:  https://www.facebook.com/cozinhaacoriana primeiro passo de um projecto que irá trazer um livro e, depois, um canal no Youtube.

O Investinterceira decidiu ouvir o autor que meteu mãos-à-obra num campo em que há muito para fazer.

Concurso Mesa dos Portugueses 2017
Local: Teka, Parque das Nações, Lisboa

Continuar a Ler

Cultura / Eventos

Patrícia Villas expõe “Rascunhos” no Museu Municipal da Ribeira Grande – ENTREVISTA

Publicado

|

LUÍS COSTA PATRICIA VILLAS

 

Inaugura este sábado, às 19.00 horas, no Museu Municipal da Ribeira Grande, a exposição de desenho de Patrícia Villas, intitulada “Rascunhos”, mostra onde estarão em exposição nove telas com desenhos da artista.

Desde tenra idade que Patrícia Villas tem desenvolvido uma grande paixão pelas artes, variando entre a música, a dança, a pintura e o desenho. Em 2014/2015, por sugestão da sua amiga Teresa Viveiros, surgiu a ideia de ter aulas de pintura com o professor Victor Almeida, resultando daí as suas primeiras participações em exposições coletivas.

Em 2016, iniciou aulas de desenho com a professora e designer Vanessa Branco com o intuito de desenvolver e melhorar as suas técnicas neste género de arte.

Ainda em 2016/2017, teve a oportunidade de expor os seus trabalhos de pintura na Casa de Chá Pés Verdes, na sala de exposições do hospital Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, e no Museu Municipal da Ribeira Grande.

Continuar a Ler

+ Populares